Nossa empresa tem comprovado que as nomeadas REFORMA RÁPIDA (com duração de 3 a 6 meses) atentando para o estado de conservação tem sido fator decisivo para a rápida locação ou venda do imóvel.
O primeiro ponto a se pensar é que o bom estado de um imóvel acelera a venda deste, afinal de contas, o interessado procura comprar um imóvel que, além de bonito, não possua problemas estruturais aparentes.
Outro ponto levado em consideração é que a reforma aumenta o potencial de venda do imóvel e, consequentemente, o seu valor, eliminando a sensação de abandono ou insegurança do local. Uma reforma bem feita valoriza um imóvel em torno de 30% (Dados fornecidos pelo CRECI).
Além dos reparos estruturais, a troca do piso e da pintura por materiais mais modernos e atrativos dão garantia e agilidade ao processo de venda do imóvel.
Adotar cores neutras nos imóveis, que estão no mercado para venda ou aluguel, é uma medida importante e acertada, já que o imóvel adquiri um aspecto mais moderno e acolhedor, também transmite limpeza e cuidado, além de aumentar as chances de agradar um número maior de interessados.
Nos imóveis que realizamos as reformas, identificamos a necessidade de atenção em paredes internas e externas quanto às trincas e infiltrações aparentes. As infiltrações aparentes em, inclusive nos tetos, configurando uma impressão de graves problemas estruturais para quem não tem conhecimento. Portanto, quando o imóvel é uma casa, vale a pena investir na pintura e nos acabamentos.
Os banheiros e a cozinha usualmente são áreas valorizadas pelos interessados, e por isso é recomendado um cuidado especial, principalmente com a troca das cerâmicas e vaso sanitários antigos, sendo necessária a adoção de cores neutras, que são mais fáceis de adaptar a qualquer gosto.
Além disso, é preciso dar atenção à parte elétrica e hidráulica com modernização dessas instalações, por serem passivos que, mesmo após a venda ou locação, representam perdas e aborrecimentos posteriores entre as partes, sendo um quesito de peso na presente reforma.
Alguns pontos realmente precisam de maior atenção, porém, não é preciso fazer um grande investimento na reforma do imóvel. Alterar a planta original ou estrutura não valores significativos, uma vez grande alterações podem ser feitas pelo futuro proprietário e/ou inquilino. De forma que a margem de referencia, para investir nesse tipo de adequação, é de 15% a 25% do valor de mercado do imóvel.
Concluímos com a presente análise, que vale a pena considerar a reforma antes de anunciar a venda ou a locação. E isso, com certeza, irá atrair mais interessados na compra ou aluguel em um curto prazo.
- Agilidade de locação e venda em ate 5 meses
- Diminuição de inadimplência do aluguel e do condomínio
- Diminuição de custos de manutenção
- Redução de furto e invasões e pichações
- Inquilinos mais cuidadosos com aumento do tempo de contrato de locação
- Aumento da segurança